Os benefícios da revisão de currículos

 

           por Manuela Sakakihara

 

 

         

     O mercado de trabalho está aquecendo novamente e com isso, vagas e mais vagas estão surgindo. Mesmo assim, diariamente recebo e-mails e mensagens de pessoas me perguntando: "por que as empresas não me chamam para entrevista?"

     Existem muitas razões pelas quais um selecionador pode não chamar os candidatos para uma entrevista, mas um dos motivos que vejo claramente como um "divisor de águas" são os currículos mal escritos, com muitos erros de português, mal formatados, confusos e em alguns casos incoerentes com a vaga em questão. E acreditem, isso pode ser sim o motivo pelo qual você não está sendo chamado para as entrevistas.

     Para algumas vagas, um currículo mal detalhado pode ser até mesmo eliminatório (vagas que exigem organização ou mesmo que a pessoa seja detalhista). Alguns selecionadores deixam de fora dos processos currículos com erros de português. Tem casos em que os selecionadores chegam a não ler os currículos justamente por estarem mal elaborados e então, toda a experiência daquele candidato torna-se inválida, pois o currículo não chamou a atenção de quem estava lendo-o.

     Diversas vezes fiz processos seletivos muito difíceis onde chamava até mesmo aqueles currículos que não estavam 100% alinhados com a minha vaga e o que eu descobri? Que tem muita gente boa, muita gente que tem a cara da nossa vaga, mas  que não sabe escrever um bom currículo.

    Algumas pessoas têm muita dificuldade em colocar no papel as informações importantes dos empregos, as principais atividades que executaram e realmente, isso não é algo fácil para quem não é da área de seleção de pessoas.

     Uma forma de verificar se o seu currículo está interessante é a revisão de currículo. Com ela faz-se um levantamento das suas expectativas e verifica-se se essas expectativas estão alinhadas com os objetivos que estão no currículo. Também verifica-se se as atividades descritas estão de acordo com o aquilo que a pessoa realmente faz ou fazia em seus empregos anteriores. Faz-se com que o currículo esteja elaborado de tal forma a chamar a atenção dos selecionadores para a vaga que interessa. Corrige-se erros de português e erros de formatação para o seu currículo se tornar agradável aos olhos de quem lê!

     Lembre-se, seu currículo é a sua primeira propaganda para a empresa. Quando abre seu currículo, o selecionador tem que ver que você é a pessoa ideal para aquela vaga, ele tem que ver que você tem a experiência e o conhecimento que ele precisa, caso contrário, você poderá demorar mais tempo para conseguir uma nova oportunidade!

 

     Caso tenha alguma dúvida ou mesmo sugestão, meu email é manuela@partnergp.com.br