Por que contratar uma consultoria em seleção de pessoas?

 

           por Manuela Sakakihara

 

 

          Está aí, uma pergunta que sempre escuto dos meus conhecidos. "Por que contratar uma consultoria para seleção de funcionários?" ou mesmo "Por que contratar uma consultoria para ajudar se o mercado está cheio de pessoas procurando emprego?"

            É muito importante que as pessoas compreendam que "muitas pessoas buscando emprego" não significa "muitas pessoas adequadas à sua vaga".

            Hoje as empresas recebem muitos currículos sim, mas entre esses currículos quantos realmente estão dentro do perfil da vaga? E ainda, quantos desses profissionais têm o conhecimento técnico e, principalmente, o perfil comportamental que as empresas buscam?

            Por perfil comportamental pode-se entender características como comprometimento, pro atividade, perfil de liderança, foco em resultados, comunicação eficaz, etc.

            E é aí que ter uma consultoria parceira pode te ajudar!

            Uma consultoria normalmente tem profissionais especializados em seleção de pessoas. E o que isso significa? Significa que as avaliações dos candidatos serão feitas de forma profissional, por uma pessoa que estudou os comportamentos dos indivíduos e que tem experiência em seleção. Uma consultora especialista em seleção de pessoas irá avaliar os candidatos de acordo com o que a sua empresa espera. Quando temos um trabalho bem realizado, a consultora alinha com o gestor ou responsável pela vaga todos os detalhes necessários para aquela contratação. Esses detalhes incluem tanto conhecimento técnico quanto as atitudes, habilidades e também os valores pessoais que tal candidato precisa ter para ser contratado.

            Essa consultora irá alinhar também quais são os valores da empresa, ou seja, aqueles valores que todos os funcionários precisam obrigatoriamente ter para fazer parte da equipe. Para ficar um pouco mais fácil de compreender essa questão dos valores, tomo a liberdade de contar sobre um cliente que contratava somente pessoas que trabalhassem, acima de tudo, "valorizando o ser humano". Isso significava, no processo de seleção, que era necessário buscar pessoas que "fizessem o bem", que tratassem as pessoas de forma agradável, que fossem empáticas, entre outras características. E era nesse ponto que a consultora focava para fazer uma entrevista que conseguisse avaliar se o candidato tinha ou não essa característica.

            A consultoria também ajuda a profissionalizar muitos processos seletivos. Sei de várias empresas que contratam pela "simpatia" com o candidato ou mesmo pelo simples "esse cara tem alguma coisa que eu gostei, mas não sei o que é". A consultora irá avaliar o perfil do candidato, independente de "gostar" ou não do mesmo. Trata-se de uma avaliação profissional e não pessoal, uma avaliação direta e feita com técnica. Essa questão do "não sei o que gostei nele" passa a ter qualificação e categorização também.

            Claro, temos algumas consultorias no mercado que não realizam um trabalho tão qualificado ou mesmo que não se adaptam a alguns "tipos" de clientes. Por isso é necessário encontrar uma consultoria que combine com a sua empresa, que compartilhe os mesmos valores, que passe feedback constante dos processos e acima de tudo que trate as suas vagas como únicas!

            Espero ter esclarecido, pelo menos um pouco, sobre a importância de ter um especialista ajudando nos processos seletivos. Caso tenha alguma dúvida ou mesmo sugestão, meu email é manuela@partnergp.com.br